quinta-feira, 18 de março de 2010

FIH Honda World Cup'2010: análise final...

Logo da competição.

Encerrou-se, no último final de semana, mais uma competição da Copa do Mundo de Hóquei ( sobre a grama ) masculina, disputada em Nova Delhi, na Índia. Anteriormente, havia sido feito um breve post neste blog sobre o que se podia esperar de tal competição.

De fato, pode-se dizer que a maior surpresa tenha sido a colocação final do Paquistão, um dos países mais tradicionais do mundo na prática de tal esporte, e detentor de quatro títulos mundiais ( 1971, 1978, 1982 e 1994 ). Isto porque os paquistaneses ficaram com a última posição da competição, não sendo nem de longe aquela seleção de hóquei sobre a grama que adoradores do esporte pelo mundo esperavam ver em ação.

Não que a seleção da casa, a Índia, tenha se saído muito melhor ( ficou com a 8ª colocação ). Contudo, no confronto direto entre indianos e paquistaneses ( rivalidade esportiva similar à existente entre brasileiros e argentinos, por exemplo ), os donos da casa se saíram melhor por um belo marcador ( 4-1 ), isso logo na primeira rodada da competição.

Uma disputa entre argentinos e indianos, em competições passadas.

Os representantes do continente americano fizeram campanhas modestas em Nova Delhi. A representação do Canadá teve que contentar-se com a 11ª colocação, enquanto que a seleção da Argentina ficou com o 7º posto da Copa do Mundo'2010. A África do Sul ficou com o 10º lugar, após ser derrotada pela representação da Nova Zelândia na disputa do 9º lugar da competição.

Para os argentinos, houve a "vingança" frente aos canadenses ( vitória por 4-2 na última rodada da fase classificatória ). Isso porque o Canadá levou a melhor sobre a Argentina na disputa do ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio'2007, e também na Copa Pan-Americana do esporte realizada no Chile em 2009, onde os canadenses derrotaram os argentinos em uma grande semi-final ( 4-3 ).

Deve-se ressaltar que, dentre as seleções descritas por este humilde blogueiro como favoritas ao título, apenas a Espanha ficou de fora das semi-finais, onde terminou com o 5º lugar após vencerem a Coréia do Sul na disputa de tal colocação. Aliás, os sul-coreanos fizeram um grande e valoroso papel nesta edição da Copa do Mundo. A Inglaterra acabou se fazendo presente nas semi-finais, terminando a competição com a 4ª posição, após derrota frente à representação da Holanda, que obteve a 3ª colocação.

A taça, objeto de desejo dada à equipe campeã da FIH World Cup'2010.

A grande final colocou frente à frente as seleções da Alemanha e da Austrália, uma das maiores rivalidades atuais do hóquei sobre a grama masculino. E, tal como se fazia prever, a partida foi duríssima e empolgante.

Faz-se ressaltar que foi a terceira vez consecutiva que alemães e australianos fizeram a final da Copa do Mundo onde, nas duas edições anteriores ( 2002 e 2006 ), os europeus levaram a melhor, sempre pela diferença mínima de gols ( 2-1 e 4-3, respectivamente ).

Em Nova Delhi, os australianos simplesmente fizeram uma memorável partida. Os alemães não deixaram por menos, e em nenhum instante se entregaram. Contudo, a representação da Oceania comemorou a vitória ( 2-1 ) e o título na Índia, após as já citadas derrotas em finais passadas.

Então, tem-se como posição final na FIH Honda World Cup'2010:
Austrália
2º Alemanha
3º Holanda
4º Inglaterra
5º Espanha
6º Coréia do Sul
7º Argentina
8º Índia
9º Nova Zelândia
10º África do Sul
11º Canadá
12º Paquistão
Mudança no ranking...

Após o encerramento desta Copa do Mundo, houveram mudanças já esperadas no ranking mundial do esporte. A liderança agora pertence à Austrália. A Holanda caiu para a 3ª posição, e a Argentina está novamente no top'10 masculino.

Segue-se abaixo a listagem das vinte primeiras colocações no ranking mundial da FIH:
Austrália; 2º Alemanha; 3º Holanda; 4º Espanha; 5º Coréia do Sul; 6º Inglaterra; 7º Nova Zelândia; 8º Paquistão; 9º Índia; 10º Argentina; 11º Canadá; 12º África do Sul; 13º Bélgica; 14º Malásia; 15º China; 16º Japão; 17º França; 18º Irlanda; 19º Polônia; 20º Áustria.
Fonte: FIH ( International Hockey Federation ) - atualizado em 16 de março de 2010. O Brasil ocupa a 38ª colocação.

Segundo consta no documento do ranking ( e que pode acessado acima ), a próxima atualização do ranking masculino deverá ser feita após o Champions Trophy, em 9 de agosto.

- NETOIN! Mais! -

0 opinião ( ões ) à respeito:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este texto.
Com isto, o [Netoin! Mais!] poderá crescer e se desenvolver ainda mais.

Muito agradecido!

- Netoin! Mais! -

O blog está presente desde 27 de fevereiro de 2008.

E esta é a quinta alteração de template dele, datada de
18 de outubro de 2013.

(a última foi em 16 de dezembro de 2012)

Retornando às atividades em 2019.

- Grato pela visita -



Blog sobre assuntos diversos - Favor não copiar os textos do blog sem antes entrar em contato com o dono do mesmo.
NETOIN! Mais! 2008-2019