domingo, 21 de março de 2010

Jogos Sul-Americanos: é a vez de Medellín!

O logo oficial de Medellín'2010.

Teve início oficial, na última sexta-feira 19, mais uma edição dos Jogos Sul-Americanos ou, se assim preferir chamar, os Jogos da ODESUR. Trata-se da 9ª edição deste evento, que conta com a participação de todos os países afiliados à ODESUR ( Organización Deportiva Sudamericana ).

Os Jogos Sul-Americanos possuem um propósito que é bem identificável com os propósitos Olímpico e Pan-Americano: o da união dos povos por meio do esporte. Obviamente existe também o propósito técnico, pois várias modalidades em disputa nestes Jogos valem vagas para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara'2011, que por sua vez, também terá vagas em disputa para os Jogos Olímpicos de Londres'2012.

Uma breve história...


La Paz, em 2007.
- Fonte: Panorâmio. -

A primeira edição dos Jogos Sul-Americanos foi realizada em 1978, na capital boliviana, a cidade de La Paz. Na ocasião, oito países se fizeram presentes. O Brasil conquistou uma medalha apenas, e de ouro. A Argentina ficou bem à frente das outras nações no quadro final de medalhas.

Tanto em La Paz'1978 como em Rosário'1982, os Jogos eram chamados de Jogos do Cruzeiro do Sul, onde o nome pelo qual se conhece atualmente foi adotado nos Jogos de Santiago'1986. Em toda a história da competição, a Argentina só não venceu uma edição dos Jogos, que foi a disputada no Brasil em 2002, a qual contou com quatro cidades-sede ( São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belém ).

Deixando de lado alguns fatores sobre os Jogos Sul-Americanos, o importante à ressaltar é o seu crescimento acentuado. A sede da edição atual preparou uma festa digna de uma edição de Jogos Pan-Americanos, fato este que pôde ser constatado de cara em seu cerimonial de abertura.

Medellín'2010

A entrada da delegação brasileira em Medellín...

Quando da eleição da sede dos Jogos'2010, concorriam além de Medellín, as cidades de Santiago ( Chile ) e Barquisimeto ( Venezuela ). A representante colombiana foi a vencedora na ocasião e, desde então, todos os preparos para a realização desta edição dos Jogos Sul-Americanos tem saído do papel, pouco à pouco.

Várias reformas se fizeram pela cidade de Medellín, que possui uma qualidade de vida situada entre as melhores, não apenas em se falando de Colômbia, como na América do Sul num todo. Esportivamente, a área ao redor do Estádio Atanasio Girardot é o ápice de tudo com a construção de cinco coliseus, que possuem um formato que se assemelha as montanhas que formam a paisagem natural ao redor de Medellín, chamando positivamente a atenção.

A delegação chilena: na faixa, a escrita "Força Chile!".

Os colombianos residentes em Medellín ( tendo como base o que foi visto pela televisão ), estão muito felizes com o fato de sua cidade, ou melhor, de seu País estar recebendo tal evento esportivo. Nas provas de ciclismo, modalidade na qual os colombianos são os melhores da América do Sul, o velódromo está sempre cheio. Nos coliseus, contando no início destes jogos com eventos como o judô e o basquete, a presença do público também tem sido maciça, o mesmo podendo ser notado no atletismo.

Com todo o preparo feito na cidade e suas sub-sedes para acolher os Jogos, o resultado neste início de competição tem sido o mais positivo possível. Não apenas pela aceitação do público, como também pelos resultados obtidos pela equipe da casa até o presente momento.

O quadro de medalhas. Atualizado às 13 horas de 21 de março.

Dentre as modalidades nas quais os colombianos são cravados como franco favoritos estão, além do ciclismo, as competições de luta. O levantamento de peso também é outro ponto forte da equipe colombiana, que espera fazer valer o fator "casa" para terminar no primeiro lugar o quadro de medalhas pois, no geral, a Argentina e o Brasil ( e a ascendente Venezuela ) são os adversários à serem batidos.

Esportes como o hóquei sobre a grama não se fazem presentes em Medellín'2010, porém tem o futsal, o pólo aquático, as disputas de karatê, o nado sincronizado e o vôlei, isso para mostrar algumas das modalidades que se fazem presentes neste grande evento esportivo.

Objetivamente

A festa de abertura, no Estádio Atanasio Girardot. Note o teto dos coliseus, com luz verde.

Os Jogos de Medellín'2010 estão apenas no seu inicio. Até o dia 30 de março, data da cerimônia de encerramento, várias medalhas terão sido entregues aos atletas, que representam quinze nações em solo colombiano.

Para a edição de 2014, a sede já é sabida ( sendo ela a capital chilena, a cidade de Santiago ). Mas até lá se tem longos quatro anos, e no momento a festa está em Medellín, e o povo colombiano tem aproveitado ( e muito bem ) a oportunidade de expressar toda a sua alegria.

A disputa pelo primeiro lugar no quadro final de medalhas promete fortes emoções. Os donos da casa serão os vitoriosos? A Argentina ou o Brasil farão valer o favoritismo? A Venezuela surpreenderá?

E viva o esporte...

- NETOIN! Mais! -

----------

Acesse:

* a página oficial de Medellin'2010, aqui;
* a página oficial da ODESUR, aqui;
* a página do canal Telemedellín, aqui;
* o canal da Telemedellín no YouTube, aqui.

0 opinião ( ões ) à respeito:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este texto.
Com isto, o [Netoin! Mais!] poderá crescer e se desenvolver ainda mais.

Muito agradecido!

- Netoin! Mais! -

O blog está presente desde 27 de fevereiro de 2008.

E esta é a quinta alteração de template dele, datada de
18 de outubro de 2013.

(a última foi em 16 de dezembro de 2012)

Retornando às atividades em 2019.

- Grato pela visita -



Blog sobre assuntos diversos - Favor não copiar os textos do blog sem antes entrar em contato com o dono do mesmo.
NETOIN! Mais! 2008-2019